Publicado em

Leader Board, O DNA das Equipes de Alto Desempenho: Um livro de gestão com toque humano, diz a IndieReader

O LEADER BOARD é um texto comercial com um toque humano e que faz com que pareça incrivelmente atraente tomar um atitude para com o seu trabalho e a sua própria vida. Nota 4,7/5,0


Leader Board, O DNA das Equipes de Alto Desempenho, [publicado no Brasil pela Editora B18] é um guia para formar uma equipe profissional com força permanente.

O LEADER BOARD apresenta aos seus leitores uma série de ferramentas e práticas modernas de formação de equipes, todas moldadas pelo autor Omar L. Harris em um processo passo a passo, pronto para ser utilizado por qualquer chefe ou líder. O livro está dividido em duas seções principais: uma história fictícia de um líder construindo uma nova equipe e uma seção de “discussão” que detalha como aplicar todos os métodos apresentados na história. Esse formato fornece ao leitor um caminho fácil para a linguagem do autor e humaniza os conceitos que geralmente são tão difíceis de aprender devido à pura monotonia da fala do mundos dos negócios.

A humanização dessas ideias, além de essencial ao formato deste livro, também é a grande ideia do autor sobre a formação de equipes. O chefe da história é alguém falível, e ele aprende com seus erros tanto quanto ou mais do que qualquer um que trabalhe abaixo dele.

Na discussão, Omar L. Harris aborda frequentemente a importância de criar confiança entre um líder e seus liderados, e afirma sem rodeios que os dias dos escritórios hierárquicos terminaram.

Há alguns momentos inocentes na história, com menções à “lista de afazeres” da esposa do chefe e uma funcionária “corando” quando chamam a atenção para uma ideia dela. Isso poderia tirar um pouco o interesse dos leitores mais jovens que estariam de acordo com as idéias de Harris, mas, se continuarem lendo, descobrirão que essa é uma falha em um texto de visão geral que pede aos leitores que pensem de maneira crítica e empática sobre outras pessoas.

Além de focar nos indivíduos e nos permitir conhecer os personagens, pois o autor insiste que líderes devem conhecer todos em sua equipe, Omar L. Harris consegue fazer com que a criação de uma equipe de trabalho pareça um grande questionário on-line – que todos adoram, se admitem isso ou não.

Na seção de discussão, ele se certificou de incluir links para todos os exercícios e testes que seus personagens fazem em sua história, para que você também possa descobrir qual é o seu estilo de liderança ou quais perguntas você pode fazer numa entrevista para saber se o candidato irá se adequar ao comportamento esperado na equipe.

O livro faz com que essas ferramentas não apenas pareçam acessíveis, mas como faz todo o sentido começar a usá-las imediatamente.

O LEADER BOARD é um texto de negócios com um toque humano e que faz com que pareça incrivelmente atraente começar a agir agora no seu trabalho e na sua vida.

~ Madeline Dennis-Yates para IndieReader

Fonte: IndieReader (17 de julho de 2019), https://indiereader.com/book_review/leader-board-the-dna-of-high-performance-teams/. Tradução livre.